Processo Termodinâmico por Fusão Molecular

x-fusion-usina-01
x-fusion-usina-03
x-fusion-usina-02
x-fusion-usina-04
x-fusion-usina-06
x-fusion-usina-05

X-FUSION

Os diversos problemas gerados pelos modelos de gestão de resíduos em operação no Brasil vêm sendo foco de estudos técnicos e acadêmicos, motivando, desde 2010, legislação, acordos setoriais e decretos específicos para contribuir em todas as etapas da cadeia produtiva para a mitigação e resolução destes problemas.

E com isto, a premissa da sustentabilidade e a conservação do meio ambiente são metas de uma sociedade que tem responsabilidade para com as próximas gerações. E sob estas bases, a X-Solutions Energia e Resíduos, em parceria com indústria nacional, se propões a resolver este passivo ambiental com soluções de aproveitamento energético de resíduos. Em procedimento fabril termodinâmico de alta complexidade, processamos todos os tipos de plásticos e borrachas, fibras naturais, inaturais e sintéticas.

Diante disso, apresenta-se o que há de mais inovador e exclusivo processo operacional para o tratamento e processamento de RSU, RSS, RSI e demais tipos de resíduos, processo este que chamamos de X-Fusion. Pelas pesquisas realizadas, em parceria com os detentores da tecnologia e proprietários da patente tecnológica, somos a única alternativa de tecnologia para tratar os resíduos de município de pequenos porte, de forma independente, por meio de um processo termodinâmico de fusão molecular. Sendo assim, a solução para um passivo ambiental da maior parte dos municípios do país.

BCI

Nossas tecnologias inovadoras por meio dos seus equipamentos, transformam os resíduos sólidos urbanos, os resíduos agrícolas e os resíduos industriais e os demais em um composto, convenientemente chamado de Biocomposto Industrial (BCI).

O BCI se caracteriza por um processo termodinâmico por fusão molecular, transformando todo o universo dos resíduos – sintéticos e não sintéticos (orgânicos, inorgânicos e recicláveis – especialmente, os sujos e contaminados), e dando origem em um produto único, homogêneo, descontaminado, livre de amônia e materiais pesados, seco e com alto poder calorífico.

O BCI é um pó, de granulometria controlável, e pode ser considerado um produto industrial, que saiu da categoria de resíduos, oriundo, principalmente, dos RSU, de forma descontaminada de metais pesados e amônia, em forma seca e estado de pó. Em comparação com o RSU, o BCI possui uma redução de volume em até 7x, e um aumento da densidade aparente em até 6x. Pode servir como “matéria-prima”, os resíduos em estado de decomposição, que estão aterrados em aterros sanitários, em valas ou em lixões.

Esta etapa da transformação dos RSU em BCI já resolve o problema do município no quesito: destinação ambientalmente correta. A partir do BCI, temos condições de agregar valor, cujo composto serve de matéria prima para a produção de biomadeira, energia elétrica, óleo pesado sintético, óleo diesel sintético, gás, combustíveis sólidos, adubo bioorgânico, entre outros derivados, sem gerar resíduos indesejáveis ou prejudiciais ao meio ambiente, livre de agentes químicos e subprodutos, com alta eficiência.

Algumas aplicações da Biomadeira